sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BLOG NA EDUCAÇÃO

ATIVIDADE Á DISTÂNCIA CURSO DE INTRODUÇÃO Á  EDUCAÇÃO  DIGITAL.

Após leitura do texto: "Quer Aprender? Crie um Blog" Faça o  seguinte comentário:

Você  utilizaria o blog na sua prática pedagógica? Como? Por que?

Quer aprender? Crie um blog

Como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.

PALOMA COTES

   Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? O enigma levou Mayara Ferreira Ciriaco, de 14 anos, aluna de uma escola pública da periferia de Araxá, em Minas Gerais, a melhorar seu desempenho escolar. Como? Depois de pesquisar em sites, entrevistar especialistas por e-mail e participar de listas de discussão, ela montou um diário on-line - ou blog - sobre o assunto com a ajuda dos professores e do Instituto Ayrton Senna. Suas notas melhoraram e seu interesse pela escola aumentou. Mayara e outros milhares de alunos e professores descobriram que os blogs são um poderoso instrumento para o ensino.
   Com os blogs, os alunos vêem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas. "Adorei o fato de outras pessoas terem visto o que fiz", diz Mayara. Segundo Marlene das Dores, que implementou o projeto de blogs quando era diretora da escola em Araxá, a freqüência dos alunos aumentou. Os que participaram, segundo avaliação feita pelo Instituto Ayrton Senna, melhoraram sua expressão escrita e verbal, venceram a timidez e hoje mostram mais vontade de pesquisar, têm mais interesse em estudar e apresentam uma visão crítica do mundo. "Alguns chegam a discordar do professor sobre assuntos expostos em aula", diz Marlene.
  Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. "Eles são capazes de aproximar alunos e professores, ainda distantes na escola tradicional", afirma Betina von Staa, coordenadora de pesquisa da divisão de portais educacionais da Positivo Informática. Na escola tradicional, com lousa, giz, mesa e carteira, o professor costuma ser o único detentor do conhecimento.      Com os blogs, esse modelo muda. "A sala de aula tradicional se consolidou num modelo em que um sabe mais e, por isso, ensina, fala, transmite a mensagem, e outro sabe menos. Ou não sabe nada. Por isso, copia, repete, decora", afirma Andrea Ramal, autora do livro Educação na Cibercultura. "Esse modelo não é condizente com a realidade, por isso, não se sustenta mais."
Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o mestre que está ali para ensiná-los também está disposto a aprender no mesmo universo virtual em que eles adoram navegar. Nos 1.351 blogs de professores hospedados no Portal Educacional, os docentes colocam exercícios, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações. Com isso, não precisam mais perder horas corrigindo provas ou carregando pastas e mais pastas. O professor de Química Telson Melentino Júnior, do Colégio Max, em Cuiabá, Mato Grosso, aposentou o site que mantinha desde 2000 para aderir ao blog. "Eu pagava a um técnico para fazer as atualizações. Com o blog, não dependo de ninguém", diz.
    Além da praticidade para os professores, os alunos acessam as páginas também para fazer comentários. "A aula não fica mais restrita aos 45 minutos. Ao acessar o blog, o professor aumenta o interesse dos alunos", afirma Betina. Conectados, os professores passam a colocar em seus blogs links para páginas interessantes.  Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para a constante reciclagem do educador.
Tal necessidade levou a professora de Português Gládis Leal dos Santos a montar mais de seis blogs na escola pública onde dá aulas, em Joinville, Santa Catarina. Além dos recursos de texto, ela costuma colocar nos blogs fotos de atividades e até vídeos. "Como o tema agora é o aquecimento global, vou buscar no YouTube vídeos sobre o assunto", diz ela.
    Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos. O recomendável é uma máquina para cada cinco estudantes. Exemplos como o de Araxá mostram que a curiosidade dos alunos e o empenho dos professores podem dar resultado. Depois da criação dos blogs, a repetência dos alunos da rede pública municipal praticamente zerou. Nas outras escolas da cidade, 20% dos alunos são reprovados ao fim de cada ano letivo. O Instituto Ayrton Senna atribui esse resultado à disseminação dos computadores e dos blogs.

Fonte: REVISTA ÉPOCA







28 comentários:

Luciana disse...

Com a ferramenta blog, as produções do aluno ou do professor podem ser vistas comentadas e conhecidas por qualquer pessoa que estiver na web. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem, ampliando a sua visão de mundo.

Unknown disse...

Realmente o blog pode ser considerado uma ferramenta educacional onde o aluno e professor tem o conhecimento para dominar e aprender. É preciso muita dedicação e motivação para que o ensino seja aproveitado, por ser um lugar onde podem comentar sobre o assunto, esse ambiente proporciona discussões no qual os alunos aprendem dinamicamente. A reportagem ressalta bastante a luta dos professores para auxiliar os alunos a terem acesso à informática e dela explorar os seus conhecimentos, incentivando assim um ensino diferenciado.

Luciana disse...

Com o blog a aula vai além do previsto, abrindo novos horizontes, tornando o ensino mais atrativo e colaborativo.

Ana ☺ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana ☺ disse...

Muito interessante esse texto que fala da forma como o Blog pode efetivamente melhorar o desempenho e relação ensino aprendizagem aluno/professor.

Sendo que a realidade da escola onde sou Articuladora da Sala Informatizada é bem melhor que a situação da escola mencionada no texto (Onde a maioria dos alunos podem utilizar os computadores na escola individualmente, e boa parte desses possuem acesso a Internet em seus lares), alguns professores e alunos ainda não possuem o hábito de utilizar blogs como ferramenta continuada de ensino.

Mas temos muitas atividades, fotos e conteúdos para pequisa disponível no Blog de nossa unidade escolar veja você também como pode ser divertido e interessante trabalhar com esta ferramenta online.

Visite nosso blog: http://eebmlaus.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

O blog é uma ferramenta muito importante para auxiliar o professor em sala de aula para conseguir fazer trocas de conhecimentos com seus alunos.

Anônimo disse...

A ferramenta Blog é muito importante para o professor conseguir fazer trocas de conhecimento entre os alunos.Márcia

Anônimo disse...

Cácia disse... O bolg é uma ferramenta de trabalho usado para aproximar os mundos, obter informações, divulgar conhecimento.

Anônimo disse...

Maristela: Os blogs realmente viraram uma ferramenta valiosa. Os alunos acabam se identificando mais com o professor, ficam mais confiantes para sanar suas dúvidas e buscar mais.

Vagner Fagundes disse...

Através dos blogs, as aulas que eram restritas entre quatro paredes e de 45 minutos passam por uma grande transformação, onde possibilita os alunos e os professores a discutirem, tirar dúvidas entre outros. A pratica de utilização dos blogs deve ser levada e abordada em cada escola, o blog é uma ferramenta de fácil utilização e que traz grandes benefícios, a partir do momento que os alunos tem um tema para discutir utilizando a rede mundial de computadores, sua participação e articulação passam a ter maior importância, provocando e incentivando o aluno a participar mais e com maior qualidade em seu aprendizado.

Psyché disse...

Sob a perspectiva interdisciplinar, a utilização de Blog representa - na atualidade - uma ferramenta de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, bem como instrumento de inclusão à nova perspectiva social gerada pelo surgimento e avanço das novas teconologias. O texto ajuda a refletir sobre a necessidade - urgente - de que professores e orientadores pedagógicos estarem atentos e buscarem capacitação para atuarem nas unidades de ensino de modo à tornar presente essa realidade aos alunos.
Vale ressaltar que, apenas criar um Blog não significa utilizá-lo de modo adequado. Se faz necessário que o professor (a) busque capacitação e formação adequedas para que o trabalho resulte em boa qualidade de ensino e aprendizado.

Anônimo disse...

Fico feliz ao saber que o Brasil está caminhando a passos largos quanto à informação digital,mas ainda tudo é muito novo.Poucas pessoas têm acesso a computadores e os educandos querem mesmo é entrar nas redes sociais.Ainda não estão habituados a buscar informações para sua formação.
Está faltando em primeiro lugar aos usuários ,leitura e interpretação.
Torço por um Brasil aina melhor!

Marli Buss

Leovane R. L. Angeli disse...

O Blog pode ser uma boa maneira de o professor dar uma incrementada em suas aulas tornando-as mais atrativas, fazendo com que o aluno busque o conhecimento nas TICS pois a garotada adora tudo que envolve tecnologia, seus esforços e trabalhos também terão mais reconhecimento, já que não ficarão mais guardados em simples pastinhas para que somente o professor as olhe. E além de tudo haverá mais comunicação entre professor-aluno, já que em uma aula de 45 minutos é quase impossível se dar a devida atenção e esclarecimentos que os alunos necessitam.

Anônimo disse...

Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Allan C. Marchi

Anônimo disse...

Rosane:

O blog é uma ferramenta pedagógica muito importante pois através do mesmo os alunos interagem com professores e colegas, sanam dúvidas e dificuldades etc.
Neste mundo de modernidade em que estamos vivendo, já não podemos dispensar esta ferramenta educacional.

Unknown disse...

O bolg é uma ferramenta de trabalho muito importante, auxiliando o professor em sala de aula, conseguindo fazer trocas de conhecimentos com os alunos.

Unknown disse...

O Blog como ferramenta que se apresenta muito eficaz,eu poderia utilizá-la na minha prática pedagógica fazendo uso da sala de informática porque assim todos indistintamente,poderiam participar.

Anônimo disse...

Os Blogs são ferramentas poderosas quando o assunto é aprender. Nele buscamos informações e criamos conhecimentos. As informações são como tijolos, e o conhecimento é a parede pronta. Nos blogs, podemos encontrar comentários interessantes de pessoas, até mesmo criar uma pergunta, e deixar que pessoas que conheçam a respondam. O blog é uma ferramenta útil na área da educação, insentivar que o aluno procure através de um blog, estar conhecendo assuntos do interesse dele e do professor. A própria escola pode criar um blog, e expor aos alunos o link para visitarem, e saber o que acontece na instituição, o dia em que vai ter aula, e qual será o próximo evento.


Natan Rodrigo Pinot
SDR Brusque

Anônimo disse...

Luana Silva Steil...

...O blog pode contribuir muito para a prática pedagógica. Pois é uma ferramenta que veio para complementar os conteúdos vistos em sala de aula, e também tem aumentado o interesse e a curiosidade dos alunos motivando-os a estudar e mais do que isto tem aproximado cada vez mais o aluno e professor ainda que a distância. Podemos perceber como se faz importante que alunos e professores andem de mãos dadas com esta tecnologia chamada blog.

Marise Orsi Roberti. disse...

Os blogs são uma ótima ferramenta para nos informar sobre o que acontece nas escolas, por exemplo. Nele podemos expor as atividades cotidianas de todas as disciplinas e assim ficar por dentro de tudo. Torna o ensino mais dinâmico e oferece possibilidades e novas ideias para as aulas. Atualmente eu faço parte do blog do EMI da EEB São João Batista, o que me proporcionou tudo o que foi dito anteriormente.

Anônimo disse...

Igor de Moura Cogoy. Disse...
Realmente, os blogs se tornaram uma ferramenta indispensável para todos os professores e alunos, pois podem ampliar e aprofundar o ensino dado em sala de aula. Compete a nós professores, dominarmos essa ferramenta e tornarmos as nossas aulas muito mais interessantes e interatívas, aulas que podem ter a participação direta dos alunos, pois até aqueles alunos mais tímidos poderam sem problemas expressarem seus pensamentos.

Anônimo disse...

Os blogs podem auxiliar muito o professor em sala de aula. Ele pode levar os alunos a ampliar suas pesquisas e conhecimento ultrapassando os muros escolares. Marcia

Anônimo disse...

O Blog auxilia aluno e professor por trabalhar a pesquisa e o pensamento critico do aluno...Mery Ellen

Unknown disse...

No meu ponto de vista, o blog é uma ótima ferramenta para trabalhos multidisciplinares.
Pois serve como ponte para ligar o educando ao educador. já que estamos passando por um tempo que podemos chamar de "a éra da informatica" onde maior parte dos jovens estão conectados a internete, e acessando vários tipos de redes de comunicação.

Gidalte Paulino da Silva disse...

Bom,o blog é sem dúvida de uma importância muito grande em nosos dias. Creio eu, que com essa matéria estarei me atualizando.

Anônimo disse...

Eu acredito que esse novo conceito de troca de informações será muito válido para nós professores, pois ter uma forma de atrair nossos alunos dentro do seu próprio ambiente nos faz compreender mais o seu universo.
O que espero é que esse ambiente desperte cada vez mais professores a se envolverem com esse mundo.

Anônimo disse...

Nos ultimos anos , a tecnologia tem avançado muito,e o professor tem que se modernizar e acompanhar estas mudanças.O aluno tem acesso as tecnologias de hoje, principalmente a internet, isso faz com que se o professor e o aluno interagem juntos , podem tornar a aprendizagem mais prazerosa.Aí entra a idéia do blog onde o professor pode usa-lo como ótima ferramenta pedagógica, sendo esta aliada a ele. que assim pode ficar mais próximo do aluno, passando conhecimento, atividades,trocando idéias e dando uma aula diferenciada, onde os alunos também sentem prazer nestas atividades.
JAnia.

Anônimo disse...

Its such as you read my mind! You seem to know so much about this, such
as you wrote the guide in it or something. I feel that you just could do with a few % to drive the message house a bit, but instead of that, that is magnificent blog. An excellent read. I will certainly be back.

Also visit my homepage - buy real twitter followers