quinta-feira, 30 de outubro de 2008

EducaRede - A porta aberta para a Educação

Para que as tecnologias da informação e comunicação façam parte efetiva de nossa prática como professores, faz-se necessário cada vez mais leituras significativas e relevantes sobre este tema.

Acesse o Portal clicando AQUI e leia as reflexões sobre "Letramento Digital: pesquisar, comunicar e publicar na Web".

5 comentários:

Felipe disse...

Trata-se de um assunto muito interessante no que concerne ao aprendizado e a concomitante busca pela educação.É necessário abrirmos portas novas para a educação e todas elas são de suma importância para o objetivo final da EducaRede

Cláudia Rieg Barn disse...

Precisamos sempre ter coragem de poder entrar em uma porta aberta.
Precisamos estar preparados.25614

educadorcilydadam disse...

Letramento Digital

Alfabetização é o processo no qual o aluno adquire a tecnologia de ler e escrever. Já o letramento é quando os alunos precisam saber a utilização nas práticas sociais. Dessa forma é que se enquadra o letramento digital é quando temos o conhecimento básico das mídias ou utilizarmos a ferramenta para tomar consciência da realidade e transformá-la.
Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, ele ainda não acontece muito nas nossas escolas.
A mudança está no contexto do processo educacional, com trabalho compartilhado em rede e utilizarmos outros recursos, tais como trabalhar com imagens, navegar em textos da Web, utilizar animação para simplificar as atividades complicadas e proporcionar aos nossos alunos o sentimento de serem autores de seus trabalhos.
Porém, apenas o uso das mídias não é suficiente. Sem a presença do educador letrado digitalmente será difícil pensar com que as novas tecnologias podem sozinhas, revolucionar a educação.
Cabe a nós, educadores buscar através da tecnologia o conhecimento digital ou seja o letramento digital.

Magali disse...

O letramento digital é a novidade em todas as escolas que tem salas informatizadas, pois, por meio dos computadores as aulas podem ser mais atrativas, possibilitando um aprendizado diferenciado.
Os educadores devem estar qualificados para atenderem seus educandos nas atividades no computador, alguns alunos já possuem, então não enfrentam tantas dificuldades no "mundo virtual".
O letramento digital pode ser uma grande ferramenta pedagógica muito útil, pois, nossos alunos devem ser preparados para lidar com a tecnologia que está a cada dia mais avançada.Com o uso dessa "ferramenta" os alunos podem desenvolver várias atividades escolares mesmo fora da escola, pois, podem ter acesso ao que foi estudado mesmo fora da escola, esse é um grande ponto motivador para a educação.

Gregório disse...

O letramento digital na escola vem para ajudar os professores e alunos em uma nova prática pedagógica, tanto na escrita como na leitura digital e pesquisas educacionais. A cada dia necessitamos mais aprender sobre as tecnologias que estão em toda parte e a escola deve propiciar ao educando essa socilização para que o mesmo não encontre dificuldades no cotidiano que passa a exigir que todos saibam lidar com a informatização.
A escola deve preparar os alunos para lidar com as diversidades na construção de seu conhecimento como cidadão.